terça-feira, 20 de maio de 2014

Spaghetti não é sopa

Da Série: Sabor e Humor

Paulo Tiefenthaler (que é Paulo de Oliveira) na real, comanda(ou comandava?) um quadro que eu adoro no canal Brasil chamado "Larica Total". É um pouco trash,   um pouco hippie, um pouco “maluco  beleza”, um pouco “sou de Santa Tereza , todo mundo sabe”embora até Claude Troisgros já tenha aparecido por lá, o que foi bem legal!
O programa ajuda cozinheiros iniciantes a fazerem cachorro quente, arroz infalível (segundo Paulo, aquele que você joga fora a água desnecessária e o arroz fica perfeito! rs), panqueca, ovo frito, brigadeiro e outras gourmandices  como essas, que ninguém sabe fazer, of course...rs
Ora , ora...
Não é, que alguns restaurantes deveriam aprender com o Larica?
Sim, porque nesse Rio de Janeiro, algumas cantinas Italianas ainda não sabem que spaghetti não é sopa!!!
Não estou falando de cantinas italianas falsas, mas das que se julgam verdadeiras. E até as garçonetes usam as cores da bandeira italiana no avental . Mais pitoresco , impossível!
O que esperar de um restaurante que cobra 37,00 num prato de massa individual e se diz italiano? Que pelo menos seja autêntico. Nada disso, o molho era uma água vermelha que parecia feita de extrato de tomate e nem devia ser o da Elefante, que , diga-se de passagem tem um gosto melhor do que aquele. A massa , podia até se salvar , mas não estava” al dente” o que é imperdoável.O molho era tanto, que podia-se dizer que o spaghetti boiava na piscina do Conde Drácula. E eu não uso babador, sorry(que aliás nem vinha junto, era papel mesmo).  E, só pra lembrar, na Itália o molho é um acessório, a massa é a protagonista.
Mas aqui no Brasil, onde cliente não usa babador, macarrão é sopa!
O frango, que a cliente da mesa vizinha pediu e eu ia pedir,  era só frango sem nenhum acompanhamento, com cara de “não estou temperado” e o preço, ai, ai! Onde que brasileiro come frango sem a batata, polenta  ou salada? A Itália não é aqui.Me poupe.Parece que estamos em tempos de  guerra. Ou isso já é efeito da Copa? Vai saber...
Pra quem quiser saber onde é, pra nunca botar os pés lá, fica, ali pela Rua das Laranjeiras.E mais não digo rs.
De outra vez, eu e meu namorado fomos num italiano aqui em NIkiti que já faliu , graças a Deus.Ficava bem pertinho do BarKana, metido a gourmet e cobrando o preço disso.  Teve a cara de pau de me servir uma massa requentada no micro ondas (gosto inevitável que o meu paladar, reconhece na primeira garfada), lotada de creme de leite pra disfarçar o mau sabor. E aliás estava tão passado que queimava nas pontas.  Nem esquentar a p. da massa no microondas , o chef sabia!
Em outro, eu e meus amigos quase tivemos  que lavar a louça ao final.  Muito famoso, tão gourmezinho,  que se dá ao luxo de não aceitar cheque nem cartão(tem um nome de mulher...rs),   não sabíamos disto, mas, quando pedi ao chef para mudar o prato e tirar o creme de leite da massa , o garçom disse ser impossível, pois a massa ficaria “sem graça”. “Tudo bem, eu confio no chef”, eu falei dando um crédito. E lá veio a massa, lotada de creme de leite(parece ser o ingrediente coringa dos maus cozinheiros), mascarando os cogumelos, sem gosto, pesado  , totalmente ordinário.Um pesadelo!
A delicatessen que fica ao lado do restaurante e que serve a tão famosa massa deste, uma bomba! Pesadinha, que cozinha de um lado e fica crua do outro mesmo jogando  numa panela imensa com muita água , cozinhando tudo por igual! Minha ex-sogra que é descendente de italianos faz um spaghetti milllllll vezes melhor. Joga na água e tá pronto . Sensacional! Tão bom , que basta pôr manteiga e salsinha.!
Nunca mais vou pagar pra comer massa de cantina italiana  de bosta!
Cozinha italiana de verdade é assim: culinária de guerrilha.
  Chegue em casa (pode até ser bêbado de dar dó), abra um pacote de spaghetti , compre gourmandices  como cogumelos, alcaparras,queijos de vários tipos,  tomates secos,  frescos, ervas várias e invente. Vai ficar muuuuito melhor do que a desses restaurantes.
Cante bem alto La Traviata, acorde os vizinhos. E manja que te fa bene!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário