domingo, 5 de outubro de 2014

A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY

Vi uma crítica negativa deste filme num site de cinema e outra positiva, num blog. Não confio em blogs e por isso tenho um, claro rsrs. Mas , resolvi assistir ao filme assim mesmo, primeiro porque adoro o  Ben Stiller, e segundo, porque adoro controvérsias.


Bem os dois estavam certos ao mesmo tempo: o filme é bem bobo mesmo, desses que sobram cenas hollywoodianas: exageradas, mentirosas, implausíveis. Num certo momento ele fica tão farsesco, que a gente pensa que o roteirista só pode estar chamando a gente de idiota...mas é nessas horas justamente que o filme nos compensa com cenas de tirar o fôlego , tal a beleza das imagens.

Sinceramente, é um filme irresistível. O cidadão precisa estar muito mal com a vida, pra não se emocionar com ele. Eu juro que chorei. É um filme emocionante e lembra como o cinema pipoca às vezes é exatamente o tipo de filme que precisamos ou queremos ver.

O sucesso desse tipo de filme é como o dos livros de autoajuda: faz com que o cidadão ordinário, comum , acredite que sua vida tem valor.

Se você é  como eu, e  já viu alguém  comum , normal,  morrendo e avaliando a própria vida à beira da morte, vai perceber, como eu percebi, que toda vida tem valor mesmo. Aquela história do grão de areia no oceano. E isso não é nenhuma mentira... acho que eu até podia  pensar em escrever livros de autoajuda baseada nisso, mas vou deixar essa tarefa pra outra pessoa...rs

De qualquer maneira o filme funciona e mais ainda porque conta com a presença de Sean Penn, que faz o fotógrafo Sean.  É  isso aí, ele quase interpreta ele mesmo rsrs.

A grande sacada do filme é mesmo a ideia contida na “filosofia” do fotógrafo brilhante e enigmático que diz ao encontrar um leopardo raro que se esconde nas montanhas do Himalaia: “ coisas bonitas não precisam de atenção” . Ai, meu Deus, quanta gente devia ouvir isto!!!

 Ele espera horas pra fotografar o leopardo, mas quando o animal finalmente vem   e  olha direto pra câmera dele, ele perde a foto, de propósito. Pra não perder o leopardo, ele perde a foto!!!

Ele fez eu me lembrar da melhor foto perdida da minha vida: eu estava no Corcovado com um primo adorado  pela primeira vez.  Tivemos azar  e o dia , que estava bom  , nublou de repente. Uma nuvem enorme cobria o rosto do Cristo. Eu, que queria bater fotos,  comecei a reclamar e ficar mal humorada. No momento EXATO em que  eu terminei o meu discurso idiota,  olhamos os dois pro Cristo e a nuvem se dissipou como se fosse um milagre da sincronia,  saiu da frente dele, ANDANDO  EM LINHA RETA COMO SE TIVESSE PERNAS, assim como num filme mesmo, de Hollywood. E LÁ ESTAVA: o CRISTO e a nuvem sumindo do rosto dele.

O Cristo  apareceu bem claro então, com o sol por trás e foi como se fosse uma aparição, uma coisa mágica. Ficamos sem fôlego:

“Você não vai bater a foto?” meu primo perguntou

Eu, que fiquei tão besta olhando aquilo, não tive reação suficiente pra pegar a câmera etc.

Falei baixinho:

“Essa vai ser revelada na memória.”

Nunca esquecemos essa cena. Foi perfeita!!!!

Tanto que nunca mais voltei no Cristo, tenho medo de estragar essa primeira experiência...

Eu também adorei aquele leopardo na lente do fotógrafo que perdeu a foto e o filme me ganhou ali, para sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário