quinta-feira, 3 de março de 2016

POR UM SACO DE BATATAS

Não é nem de longe o meu caso, mas moro num bairro onde pelo menos 60% das pessoas são supostamente classe A. Niterói, a cidade dos fortes, dos imaculados, dos poderosos. Estatísticas recentes mostram que ela é a segunda cidade em renda per capita mais alta do país. O lado de cá da ponte, onde se abriga a nata da elite foragida do Rio de Janeiro, que adora fingir que é interiorana e modesta, mas não sai de Paris e só toma cerveja importada. Pois é...

Deve ser por isso que só eu me assusto quando chego num supermercado e começo a olhar os preços dos hortifrutis. Olho à minha volta e todo mundo enchendo o carrinho.

- Será que só eu estou vendo o kilo da batata a seis reais?

- Pois, é – diz meu namorado – há um tempo atrás o tomate estava por oito e todo mundo fazendo escândalo, agora é a batata,  a BATATA por seis e todo mundo achando normal...

- A mandioca tá custando 5,00. Socorro!Mandioca é coisa de pobre, gente...

- E o pêssego por doze o kilo. Caraca!!!

Uma caixinha de vagens com 50 grs vale 4,90. Uma bandejinha de pimentas 9.00 e por aí vai...Ovo que era coisa de pobre, agora é alimento de rico e tem legume custando preço de carne. Quando chega no caixa...meu pai!!!

Outro dia sonhei que estava no Japão, onde as frutas são vendidas como joias e um melão custa cerca de  trinta dólares, com aquelas caixas de pêssego expostas como numa loja de joias e eu chorando como uma mendiga e contando moedas num cofre de porquinho com a boca cheia de água pensando nos pêssegos inacessíveis. Mas, o Japão é aqui mesmo!

Será que esse país tropicalíssimo vai acabar por importar bananas como joias de ouro?

Parece que sim. Em um mês eu vi essa inflação tomar um rumo que É MAIOR DO QUE A PREOCUPAÇÃO. Esse país tá fora de controle...

Fui no shopping outro dia (para ver um filme que acabei não vendo) e vi todo mundo comprando , passeando e sendo feliz. Um espanto!!

 Socorro!Eu já caí de “nobreza decadente” há muito tempo pra “novo pobre”. E me pergunto onde estarão os novos ricos daqui a um ano?

Formadores de opinião do país (jornalistas, se é que essa classe ainda existe, o que eu duvido, porque nunca mais vi nenhum que mereça o título, não passam de palpiteiros e pra isso não preciso deles porque palpite eu também tenho...) gostam de dizer que o povo brasileiro acordou, está mais consciente, não aceita mais corrupção etc. Sinceramente, eu só vejo que tá todo mundo mais bem informado, não necessariamente  isso mudou a atitude das pessoas.

No meu trabalho todo mundo sabe de tudo. Tudo. SÃO OS SUPERCONSCIENTES SEM ATITUDE.  Quando chega a hora de se posicionar e dar uma resposta à altura poucos colocam a cara à tapa.Todo mundo com medinho disso e daquilo ,incapazes de correrem riscos, ovelhinha Maria vai- que- vai com as outras. Acabam minando na raiz qualquer tentativa daqueles que querem uma mudança e prejudicando a si mesmos, mas o pior é prejudicar aos outros, como acontece na maioria das vezes.

Por isso que eu sou contra essas palhaçadas de passeatinhas e exibicionismos políticos com cara enfeitadinha em rede social. O que importa é a ATITUDE na CARNE, na pele! Jogar tomate em reis...

Revolução sem consequência não existe, mas as pessoas tem medo disso.

 Esse país não tem tradição revolucionária, nem nunca terá! AQUI QUEM FAZ REVOLUÇÃO É POLÍTICO, MILITAR OU ATÉ MESMO BANDIDO e até tem povo que fica aplaudindo.

E o ZÉ NINGUÉM, como diria Reich, continua pagando caro pelo seu saquinho de batatas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário