terça-feira, 25 de novembro de 2014

PRESUNTO FININHO

Da série: SABOR E HUMOR


Nunca conheci quem gostasse de fatias grossas de presunto. Mas os padeiros não parecem pensar assim...

Na padaria, peço presunto, mas o atendente me entrega fatias que mais parecem uns escalopinhos.

- Será que a fatia não podia ser mais fina? – eu falo bem educada.

-Está fina, senhora.

- Não, não está.

- Está, essa é uma fatia fina.

Que cinismo!!!

Fico parada olhando pra ele com o presunto nas mãos, levemente ameaçadora. Ele repete:

- É UMA FATIA FINA, senhora.

Eu o olho, vejo que ele não vai ceder. Muito menos eu, que não vou pagar por uma coisa que não quero.

- Ah, deixa pra lá. Não vou levar, obrigada. Não é fina pra mim.

É a terceira vez que eu dou chance pra essa padaria. Só porque ela é a mais próxima da minha casa. Da última vez, o padeiro queria me dar um pão frio. Eu não aceitei. Fiquei esperando o quente. Quando o pão quente chegou, ele discretamente misturou com os que estavam frios fingindo separá-los. Fui embora. Não volto mais lá. Resolvo andar mais umas cinco ruas pra ir à próxima padaria, onde o atendente se gaba de cortar fino o presunto. Sei disso, porque uma vez fui lá, pedi presunto cortado fino e ele se gabou em ALTO E BOM SOM:

-AQUI NÃO PRECISA PEDIR, FREGUESA, SÓ TEM PRESUNTO CORTADO FININHO!

Fico na fila (uma fila na horizontal que não é propriamente uma fila, diga-se de passagem) ao lado de duas mulheres: uma mais velha , outra mais nova.Ele está atendendo a mais nova , que pede presunto, sem especificar nada e vem as indefectíveis fatias fininhas.

Penso : “beleza, estou no lugar certo”. O outro atendente me olha e pergunta o meu pedido. Digo e ouço a mulher nova, que acabou de ser atendida, dizer, quando o cortador de fatias finas pergunta se ela quer mais alguma coisa:

- Mais nada, obrigada. Agora é a vez desta senhora aqui que estava na fila. (ela se refere à mulher mais velha)

Por que ela frisou isto? O que ela pensou? Eu por acaso, tenho cara de furadora de filas?

Senti-me indignada, eu só estava respondendo a uma pergunta. Olhei pra ela com o meu olhar mais horroroso. Brasileiro gosta tanto de fila, que defende a vez dos outros. E ela saiu, toda orgulhosa de si, se achando a defensora dos velhinhos desprotegidos que se postam na fila, quando chegou um homem todo homem, que disse com voz de homem:

- Meu amigo, faz aí pra mim um sanduiche de mortadela com queijo pra viagem!

Não tomou conhecimento de nenhuma fila, mas o seu ar era tão autoritário, tão cheio de si, que um dos atendentes saiu correndo pronto a atendê-lo esquecendo-se de mim e da velhinha.

O cortador de presunto fino disse baixinho pro amigo estressado:

- Agora não pode, ele vai ter que esperar. Tem gente na fila.

O homem todo homem me olhou com raiva e saiu pra procurar sucos. Ele pode. Ele é homem.

O cortador de presunto fino trouxe o meu, finalmente. Fatias perfeitas para um bife, tais quais as da outra padaria. Penso: “Não andei mais de dois quilômetros pra levar essa droga de presunto”. Quando peço pra ele cortar de novo, ele se ofende.

- A senhora não disse nada.

-Pensei que fosse uma regra da casa o presunto fino. Sempre ouvi por aqui...

- Não. Aqui é do gosto do freguês.

Onde estava o cara que se gabava de só cortar presunto fino? Pois é , a cantinela muda conforme a preguiça se apresenta. A regra é: “Faça mal feito, se ninguém pedir bem –feito”

- Acho que ninguém gosta de presunto cortado assim - eu disse tentando ganhar a discussão.

(Eu sei, sou muito competitiva.)

- Gosta sim, senhora.

Bom,eu vou precisar voltar nesta padaria. Tenho que me lembrar que lá tem presunto fininho, se eu pedir bem pedidinho e/ou defender velhinhos na fila(horizontal), que não pediram pra ser defendidos. Além de tudo, tenho uma regra de ouro: nunca discuto com quem me serve comida.
Mesmo assim, arrisco uma pra ganhar a “discussão”:

- Tem gente que não gosta de chocolate e tem gente que prefere bife bem passado....

Ele me olha, sem entender. Resumo o meu raciocínio:

- Ah, que fazer, né, moço? Tem gosto pra tudo...

Sorrio, peço desculpas pelo contratempo e vou embora. Aqui nessa provincinha é assim: mesmo com razão você vive pedindo desculpas e tem que se estressar por um presunto...




Um comentário: